O Livro

Todo mundo sofre e o Chico Pena :: um livro de meias verdades

ISBN: 978-85-914500-0-8
Autor: Francisco de Assis Pena
Ano de publicação: 2012
Páginas: 104
Classificação: Livre

É um livro multidisciplinar e aborda os seguintes temas:

Família;
Educação;
Juventude;
Drogas;
Bullying;
Relacionamento;
Melhor Idade;

Globalização;
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


A estes temas foi criado uma interpretação pessoal de critérios, porém, com raciocínios claros, que como tal, podem ser contestados.

Para enriquecimento dos temas, a eles são agregados, sempre, uma história de fatos verídicos vivenciados pelo narrador (Chico Pena), com a delicadeza de não citar rostos.

Em síntese, não se trata de autoajuda, pesquisa e nem usa Deus como tema, mas reflexona e insita a debates.

____________________________________________________________________


RESENHA por Marcelo Vilas Boas*

Jovem, você tem demonstrado carinho e amor pela sua família ultimamente?
Professor, como andam seu entusiasmo e dedicação para educar nestes tempos?
Como a juventude atual encara os novos tempos?
Pais, os seus filhos usam drogas? Filhos, não caiam nessa onda errada! E as polícias, onde entram nesse contexto?
Bullying... o que faço agora?!
Será que perdemos completamente o respeito pelos mais velhos?
Globalização. Estamos descriminalizando o criminoso e encarcerando os inocentes?
ECA. Fizemos um bem ou um mal?

Creio que todas essas questões são de interesse de todos nós. Saber como lidar com nossos filhos; como lidar com as drogas dentro de casa; como compartilhar com os professores a missão de educar; qual o ponto de vista da juventude ante os novos tempos; como as crianças se veem com superpoderes; o criminoso está certo e o não criminoso não tem vez...


Dentro da ótica de segurança pública, Chico Pena, interage com o leitor de forma realística e interessante. Apresentando-nos algumas situações que, diariamente, vemos mostrar na TV, rádio, jornal e internet; entretanto, nunca tivemos a coragem necessária de discuti-las abertamente, muito menos em se tratando do ponto de vista policial. 


A essa classe que sempre lembramos somente nos momentos em que a figura do criminoso entra em ação. Que sempre a criticamos pelo aumento do crime. Mas que nunca lembramos que eles são pessoas como nós. Que nunca admitimos que a responsabilidade do crime, das drogas e de outros males é, também, obrigação nossa. Por que sempre colocamos a culpa na polícia? Por que não assumimos de vez a responsabilidade pelas mazelas ocorridas na sociedade em geral? Os jovens desrespeitam os idosos, pais e professores por nossa culpa. A legislação vigente, cheia de falhas e brechas, é nossa culpa. A culpa dos políticos corruptos, é nossa! Pois, não sabemos quem são os nossos governantes e não os fiscalizamos em seus cargos.


A mensagem que o autor nos transmite, é a seguinte: “tomemos as rédeas das nossas vidas e tenhamos peito para assumirmos nossos erros e corrigi-los a tempo; antes de perdemos nossos pais, filhos, mestres, amigos e nós mesmos”.


Então, não fique aí parado. Acabemos, primeiramente, com as mazelas que existem dentro dos nossos corações. Não procuremos em quem colocar a culpa quando as coisas erradas acontecem. E, por fim, tenha brio e bom ânimo para fazer boas ações... e fazê-las bem; lutando todos por um e um por todos.

Recomendo muito para os pais, professores, policiais, jovens e adolescentes e todos que fazem parte da nossa sociedade! 

* Marcelo Vilas Boas é Consultor de Segurança Empresarial. Pós-Graduado no MBA em Gestão Estratégica de Segurança Empresarial e Bacharel em Administração de Empresas e Direito. Foi professor de Tecnologias Aplicadas à Segurança do curso superior de Gestão de Segurança Privada e Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário